O novo Passe Ferroviário Verde, com um custo mensal de 20 euros, permitirá aos utilizadores viajar livremente em todos os comboios urbanos e regionais de Coimbra, além de na segunda classe dos comboios Interregionais e Intercidades. No entanto, em Lisboa e Porto, o uso do passe estará limitado a percursos fora das respetivas áreas metropolitanas, conforme um documento a que a Lusa teve acesso.
Em Lisboa, o passe pode ser utilizado no percurso Carregado – Azambuja, enquanto no Porto aplica-se a trajetos como Vila das Aves – Guimarães, Paredes – Marco de Canaveses, Paramos – Aveiro e Lousado – Braga.
Os utilizadores poderão adquirir o passe para 30, 60 ou 90 dias, pelo valor de 20 euros, 40 euros e 60 euros, respetivamente, podendo ser carregado em qualquer dia do mês. O Passe Ferroviário Verde substitui o anterior Passe Ferroviário Nacional (PFN) e expande sua utilização a outros serviços, embora não seja acumulável com outros descontos.
Este novo passe visa promover a mobilidade e acessibilidade, incentivando mais pessoas a utilizarem os transportes públicos.
Foto: DR