O projeto de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, que inclui a construção de um viaduto sobre a Via de Cintura Interna (VCI) no Porto, avança a passos firmes. A Emerge, promotora do projeto, confirmou ao Porto Canal que a fundação de betão do viaduto já foi executada e o pilar estrutural será concluído até o final de 2024. A construção do viaduto propriamente dita está prevista para iniciar em maio de 2025, com auxílio de uma grua posicionada no terreno do Matadouro.
Desenhado para ser um elemento “simples”, o viaduto será feito em estrutura metálica, ligando o complexo do Matadouro à estação de Metro Estádio do Dragão. De acordo com o arquiteto Diogo Brito, do gabinete OODA, a estrutura sofreu adaptações devido a restrições impostas pela Infraestruturas de Portugal (IP), que exigiram uma diminuição da cobertura do Matadouro e a inserção de guias de segurança de dois metros de altura. Além disso, o viaduto não contará com revestimentos laterais, uma decisão que visa reduzir riscos de segurança.
Reconversão do Matadouro
A transformação do antigo Matadouro de Campanhã é um dos maiores projetos de requalificação urbana da cidade, desenvolvido pelo grupo Mota-Engil através da sua marca Emerge. A obra de 26 mil metros quadrados destina cerca de 20.500 metros quadrados para espaços empresariais, arte pública, museus, auditórios e áreas de restauração e coesão social. O complexo, denominado M-ODU, terá 60% dos espaços alocados a negócios, enquanto 40% será reservado para iniciativas culturais e sociais, incluindo a Galeria Municipal do Porto.
Orçado em mais de 40 milhões de euros, o investimento será financiado integralmente pela Mota-Engil, com concessão de 30 anos. No fim desse período, o equipamento será transferido para a gestão municipal.
A conclusão do M-ODU está prevista para o início de 2025, após várias alterações solicitadas por entidades públicas, como a Infraestruturas de Portugal, para garantir a segurança e o funcionamento normal da VCI.
Foto: DR