Novo Viaduto da VCI em Campanhã será Concluído em Maio de 2025
Novo Viaduto da VCI em Campanhã será Concluído em Maio de 2025

Novo Viaduto da VCI em Campanhã será Concluído em Maio de 2025

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O projeto de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, que inclui a construção de um viaduto sobre a Via de Cintura Interna (VCI) no Porto, avança a passos firmes. A Emerge, promotora do projeto, confirmou ao Porto Canal que a fundação de betão do viaduto já foi executada e o pilar estrutural será concluído até o final de 2024. A construção do viaduto propriamente dita está prevista para iniciar em maio de 2025, com auxílio de uma grua posicionada no terreno do Matadouro.

Desenhado para ser um elemento “simples”, o viaduto será feito em estrutura metálica, ligando o complexo do Matadouro à estação de Metro Estádio do Dragão. De acordo com o arquiteto Diogo Brito, do gabinete OODA, a estrutura sofreu adaptações devido a restrições impostas pela Infraestruturas de Portugal (IP), que exigiram uma diminuição da cobertura do Matadouro e a inserção de guias de segurança de dois metros de altura. Além disso, o viaduto não contará com revestimentos laterais, uma decisão que visa reduzir riscos de segurança.

Reconversão do Matadouro

A transformação do antigo Matadouro de Campanhã é um dos maiores projetos de requalificação urbana da cidade, desenvolvido pelo grupo Mota-Engil através da sua marca Emerge. A obra de 26 mil metros quadrados destina cerca de 20.500 metros quadrados para espaços empresariais, arte pública, museus, auditórios e áreas de restauração e coesão social. O complexo, denominado M-ODU, terá 60% dos espaços alocados a negócios, enquanto 40% será reservado para iniciativas culturais e sociais, incluindo a Galeria Municipal do Porto.

Orçado em mais de 40 milhões de euros, o investimento será financiado integralmente pela Mota-Engil, com concessão de 30 anos. No fim desse período, o equipamento será transferido para a gestão municipal.

A conclusão do M-ODU está prevista para o início de 2025, após várias alterações solicitadas por entidades públicas, como a Infraestruturas de Portugal, para garantir a segurança e o funcionamento normal da VCI.

Foto: DR

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