Quem passar pela Rua de Serpa Pinto, na cidade do Porto, vai surpreender-se com a instalação de bancos, pintados a preceito, e de floreiras arborizadas no local. Trata-se de um projeto piloto, intitulado “Play Time – Parklets Municipais”, que pretende fomentar a “promoção de caminhadas e a oferta de espaços de conforto pedestre”.
Em comunicado, a autarquia liderada por Rui Moreira explica que a rua em causa foi “considerada como um eixo de grande potencial, quer como destino final quer pela sua capacidade em oferecer opções para outros destinos”.
“Tendo em consideração o desejo manifestado pelos comerciantes da zona em aumentar a capacidade daquele espaço público para acolher o peão, encontram-se ali reunidas as condições necessárias para a implementação do projeto piloto”, acrescenta.
As áreas afetas, que visam promover a “pedonalização dos espaços públicos”, são conquistadas à rede rodoviária e frequentemente instaladas em lugares de estacionamento.
De referir que o projeto piloto foi implementado em dois lugares de estacionamento, próximos números 190 ao 198 da Rua de Serpa Pinto, na fronteira do passeio entre a Rua de Egas Moniz e a Travessa de Marracuene.