Oito distritos sob aviso amarelo devido a chuva forte e persistente na quarta e quinta-feira, alerta IPMA
Oito distritos sob aviso amarelo devido a chuva forte e persistente na quarta e quinta-feira, alerta IPMA

Oito distritos sob aviso amarelo devido a chuva forte e persistente na quarta e quinta-feira, alerta IPMA

Partilhar:

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para oito distritos do continente devido à previsão de períodos de chuva persistente e, por vezes, forte na próxima quarta e quinta-feira.

Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso amarelo a partir das 09h00 de quarta-feira, até às 00h00 de quinta-feira. Este nível de alerta é usado pelo IPMA quando existem condições meteorológicas que podem representar riscos para atividades humanas.

De acordo com o IPMA, esta situação meteorológica é provocada pela deslocação de uma massa de ar tropical com elevado teor de vapor de água, resultante da interação entre um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma depressão no Atlântico Norte.

A previsão indica que a chuva será mais intensa nas regiões Norte e Centro, especialmente nas zonas litorais a norte do Cabo Mondego e em áreas montanhosas. O IPMA destaca que os valores acumulados de precipitação poderão variar entre 100 a 200 mm no Minho, Douro Litoral e nas serras de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego.

A região Sul não será tão afetada, com previsão de precipitação fraca, embora possa ser temporariamente moderada durante a manhã de quinta-feira.

Além da chuva, o vento também será um fator de preocupação, com previsão de intensificação entre a tarde de quarta-feira e a manhã de quinta. Espera-se vento forte do sudoeste, com rajadas que podem atingir até 70 km/h no litoral Norte e Centro, e até 90 km/h nas zonas montanhosas dessas regiões.

O IPMA recomenda precaução, especialmente nas áreas mais afetadas pela chuva e vento forte, para evitar incidentes relacionados com a meteorologia adversa.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *