Oliveira de Azeméis apresenta mega concerto de bandas de música
Oliveira de Azeméis apresenta mega concerto de bandas de música

Oliveira de Azeméis apresenta mega concerto de bandas de música

Partilhar:

As seis bandas de música do concelho de Oliveira de Azeméis vão efetuar um concerto conjunto, na Praça da Cidade, no próximo dia 10 de junho pelas 16h00. Este concerto insere-se no V Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis.

Organizado em parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Banda Musical de Fajões, o concerto integra no alinhamento duas composições onde 400 músicos vão atuar distribuídos pelo espaço público. Participam no encontro as bandas de Carregosa, Cucujães, Fajões, Loureiro, Pinheiro da Bemposta e Santiago de Riba-Ul.

Do programa constam, entre outras, as obras “Fresco”, de Luca Francesconi, e “In C”, de Terry Riley, numa performance de dimensão raras vezes experimentada em Portugal e com direção simultânea de seis maestros.

A obra “Fresco” consiste num enorme afresco sonoro composto por cinco grupos de sopro e metais que se ligam e aproximam cada vez mais, vindos de lugares misteriosos e diferentes por entre as ruas da cidade. Como enormes animais musicais, reúnem-se em torno de um centro, uma espécie de praça simbólica. Na verdade, podemos imaginar um jogo entre cinco bairros de uma cidade, ou neste caso entre cinco países. Todas as bandas vão interpretar música derivada de um dos hinos nacionais, aqui e ali audíveis. Essas incríveis paredes de música comunicam-se e permanecem em sincronia apesar das distâncias. Os grupos começam a mover-se, dirigindo-se cada vez mais rápido em direção ao centro da praça. E lá… algo acontece.

“In C” é a obra fundadora de um movimento musical chamado minimalismo. Consiste apenas numa página de partitura, sem instrumentação especificada e sem partes individuais por instrumento. São cinquenta e três motivos, a maioria minúsculos, sem contraponto, sem forma evidente, com instruções sobressalentes e com muitos aspetos deixados deliberadamente vagos e sem marcação de andamento… E um título que é lacónico ao extremo: In C (Em Dó).

O ensaio conjunto, que reúne as seis bandas, decorre no dia 9 de junho, às 21h30, no Pavilhão Municipal Prof. António Costeira, em Oliveira de Azeméis.

O V Festival de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis, que conta com a participação da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, integra-se na programação do Festival 37.20, que se realiza em Oliveira de Azeméis entre o dia 4 de junho e o dia 17 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.