Oliveira de Azeméis: Festival Confrádico apresenta o melhor do mar e da terra, em pratos recheados de história
Oliveira de Azeméis: Festival Confrádico apresenta o melhor do mar e da terra, em pratos recheados de história

Oliveira de Azeméis: Festival Confrádico apresenta o melhor do mar e da terra, em pratos recheados de história

Partilhar:


A Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis promovem, de 14 a 16 de julho, no Largo da República, a segunda edição do Festival Confrádico, inserido no programa de animação de verão “37.20”.

Para assegurar a organização do festival, a Câmara aprovou um apoio financeiro à Confraria CASAZ, no valor de 7.500€, que permitirá dar a conhecer aos visitantes os sabores da história e da tradição das onze confrarias gastronómicas presentes, que promovem o melhor do mar e da terra, através de iguarias únicas e representativas de várias regiões e costumes portugueses.

O nosso concelho, no ambicioso papel de anfitrião, faz-se representar ao mais alto nível gastronómico pela Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis e pela Confraria das Papas de São Miguel, que elevam mais alto a história e as tradições locais, com produtos distintivos da nossa identidade e memória coletivas.

As regiões autónomas dos Açores e da Madeira estarão dignamente representadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores e pela Confraria Enogastronómica da Madeira, ambas defensoras de bons pratos e de bons garfos, que trazem, com certeza, o melhor do «nosso mar».

Já a Confraria dos Sabores da Abóbora, de Sosa divulgará as características “Papas de Abóbora de S. Sebastião” e a Confraria Gastronómica do concelho de Ovar, o famoso pão de ló de Ovar, para além dos frescos e salgados sabores da sua costa, que farão as delícias dos bons apreciadores de peixe.

A Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vagos, representada apenas por mulheres, eleva a um outro nível de sabor este tipo de rojões das “sainhas” que eram acompanhados por sarrabulho e tiras de fígado, e a Confraria Gastronómica “O Moliceiro” pretende chamar a atenção para os moliceiros e para o património paisagístico, gastronómico e cultural que eles representam.

De Almeirim chegarão as tradicionais sopas da pedra e todo um repasto monumental e no menu da Confraria do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, o «carolino» será «Rei» e ajudará à divulgação do município de Benavente na vertente gastronómica.

Para Joaquim Jorge “é com orgulho que a Câmara Municipal apoia iniciativas de descoberta da riquíssima herança cultural e gastronómica de várias regiões do nosso país, ajudando a promover o nosso concelho, o turismo e os produtos endógenos, para além de estimular a economia local e o crescimento da nossa notoriedade e importância no exterior”. 

Horário:

Sexta – 18h00 à 01h00

Sábado – 12h00 às 02h00

Domingo – 12h00 às 22h00

Confrarias participantes:

Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis

Confraria das Papas de São Miguel

Confraria da Pateira

Confraria do Arroz Carolino

Confraria dos Gastrónomos dos Açores

Confraria dos Sabores da Abóbora

Confraria Enogastronómica da Madeira

Confraria Gastronómica de Almeirim

Confraria Gastronómica do concelho de Ovar

Confraria Gastronómica “O Moliceiro”

Confraria Gastronómica “As Sainhas” de Vago

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *