Na passada quinta-feira, o concelho de Oliveira de Azeméis foi o anfitrião do encontro intermunicipal de avaliação do Plano de Ação das Comunidades Desfavorecidas AMP-Sul, sob o tema “5 municípios, 1 território – contributos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Este evento, que reuniu autarcas e responsáveis de várias localidades da Área Metropolitana do Porto, destacou o trabalho conjunto para a promoção da coesão social na região.
Do total de 125 milhões de euros destinados ao apoio aos projetos dos municípios, Oliveira de Azeméis foi contemplado com uma verba significativa de 5,2 milhões de euros. Estes fundos irão financiar projetos destinados a combater as desigualdades e a melhorar as condições de vida das populações mais vulneráveis.
Joaquim Jorge Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, sublinhou a importância destes projetos para a mobilidade social no concelho. “Os projetos que estamos a levar a cabo permitirão alavancar o elevador social no nosso concelho, ajudando a melhorar a vida das pessoas que mais precisam”, declarou.
No seu discurso, o autarca reforçou a necessidade de apostar na prevenção para reduzir a intervenção futura, salientando que algumas medidas deverão ter continuidade pelos seus impactos duradouros. Além disso, enfatizou a importância de uma abordagem transversal e colaborativa entre os municípios, de forma a garantir a sustentabilidade e a eficácia dos projetos.
O encontro reforçou o compromisso dos cinco municípios da AMP-Sul em promover a coesão social, através de uma intervenção integrada e multidimensional, com o apoio de uma rede social consolidada. O investimento de 5.237.400€ atribuído a Oliveira de Azeméis será decisivo para implementar estas iniciativas transformadoras, que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades mais desfavorecidas.
Foto: CMOA