Nos dias 26 e 27 de outubro, o Pavilhão Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis, será palco da Taça Continental de hóquei em patins, um dos torneios mais prestigiados da modalidade a nível europeu. O evento, confirmado pela World Skate Europe, contará com a participação de quatro grandes clubes: Sporting, Oliveirense, Follonica (Itália) e Igualada (Espanha).
O torneio, que segue o formato de final a quatro, reúne os finalistas das duas principais competições europeias de clubes de hóquei em patins: a Liga dos Campeões e a Taça WSE. Na última edição, realizada em Espanha, o FC Porto levantou o troféu, mas agora o título será disputado em solo português.
Nas meias-finais, o Sporting, vencedor da Liga dos Campeões, enfrentará o Follonica, finalista vencido da Taça WSE. Por sua vez, a Oliveirense, vice-campeã europeia, jogará contra o Igualada, campeão da segunda competição mais importante do hóquei europeu.
Entre os participantes, o Igualada é o clube com mais títulos na história da Taça Continental, com cinco troféus conquistados (1993, 1994, 1995, 1998 e 1999). O Sporting segue com duas vitórias (2019 e 2021), enquanto a UD Oliveirense venceu a competição uma vez, em 2017. O Follonica, por outro lado, é o único dos finalistas que ainda não conquistou o título.
Desde a sua criação, em 1980, a Taça Continental tem sido dominada pelo FC Barcelona, que detém um recorde de 18 títulos. No entanto, a competição em Oliveira de Azeméis promete ser emocionante, com grandes clubes a disputar um dos troféus mais cobiçados do hóquei em patins europeu.
Foto: DR