Confirma-se a invasão do ar polar e a consequente descida brusca das temperaturas esta semana. O frio intenso manter-se-á ao longo dos próximos dias, acompanhado por chuva e alguma neve. Açores e Madeira vêm-se a braços com alguma instabilidade.
Esta terça-feira poderá contar com a descida das temperaturas, que no caso da Guarda chegarão mesmo a terreno negativo. Está previsto vento intenso na faixa costeira ocidental e nas terras altas, bem como chuva fraca e dispersa, que será de neve acima de 1.000 metros no Norte e Centro.
A previsão é feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que dá conta de que nas regiões Norte e Centro do país existe a “possibilidade de formação de gelo no interior”. É ainda expectável uma “descida de temperatura, em especial da máxima, e que será acentuada em alguns locais do interior”.
Nas regiões Sul e do Grande Porto há uma descida das temperaturas, em especial as máximas. Já na Grande Lisboa há uma “pequena descida”.
As temperaturas máximas deverão oscilar entre os 18 graus (Faro) e os 13 graus (Braga e Coimbra) sendo que serão ainda mais baixas em Bragança, Vila Real, Viseu e Portalegre – 10 graus – e Guarda não irá além dos 6 graus de máxima.
No que diz respeito às mínimas, a Guarda chegará a 1 grau negativo e os restantes distritos não ultrapassarão os 12 graus, sendo Sagres a cidade que regista temperaturas mais quentes.