Pároco de Amorim e de Laúndos, na Póvoa de Varzim, é já fenómeno na internet e foi convidado para protagonizar um set matinal para quem pernoitar no Parque Tejo, em Lisboa.
A hora já está marcada. Às 07:30 horas de domingo, quem passar a noite no Parque Tejo vai ser acordado com textos das encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti, misturados com música eletrónica.
“Está o set a ser trabalhado música a música, no sentido que se possa, ao longo desta meia hora, fazer chegar uma mensagem de fé, de alegria e que possa acordar aqueles jovens, não é? Porque eles vão estão na vigília com o Santo Padre, depois vão estar acordados, certamente, muitos deles, a noite toda. Portanto, é preciso dar-lhes um boost logo de manhã, logo ao pequeno almoço, para eles acordarem, para depois estarem despertos para a missa com o Santo Padre”, diz o padre Guilherme Peixoto, em tom de brincadeira.
Não vai conseguir participar no evento das Jornadas porque vai estar a semana toda a ultimar o set que vai passar no domingo de manhã, depois deixar em Lisboa os jovens oriundos de Madrid, que acolheu durante esta semana, nas suas paróquias.
“Não, não conhecia, mas adoro. É super original.” “O padre Guilherme é DJ e Tik Toker!” São alguns dos comentários que se podem ouvir entre os jovens que chegaram de Madrid para a jornada mundial da Juventude, acolhidos em Amorim, e que estão ansiosos por ver o ‘padre DJ’ ao vivo.
A verdade é que o padre, que também é DJ, já não provoca espanto entre o público português, especialmente depois de se ter tornado um fenómeno na internet, com vídeos no Tik Tok e com os diretos em período de pandemia. Além do gosto que sempre cultivou pela música, foi uma forma diferente que o padre Guilherme Peixoto encontrou de angariação de fundos para a restauração de uma das igrejas onde é pároco. Agora, o objetivo é a angariação de fundos para a construção da sede dos escuteiros, cujas obras começam já nesta primeira semana de agosto.