País começa a desconfinar esta segunda-feira

País começa a desconfinar esta segunda-feira

15/03/2021 0 Por admin
Partilhar:

As crianças voltam à escola na manhã desta segunda-feira. Depois de se ter falado da reabertura das aulas apenas para as creches e pré-escolar, as crianças do primeiro ciclo, até ao quarto ano deixaram de ter aulas online e passam a ir presencialmente para a escola.

O Governo garantiu de que serão feitos testes em todos os estabelecimentos de ensino, tanto do público como do privado.

A outra novidade é a reabertura do comércio com venda ao postigo, com destaque para a autorização de venda de bebidas não alcoólicas e para as livrarias. Houve muitas queixas da parte deste setor para o facto de terem de encerrar quando as grandes superfícies podiam continuar a vender livros, o que foi considerado por alguns uma medida de concorrência desleal. Bibliotecas e arquivos passam também a estar abertos ao público.

Os cabeleireiros e barbeiros, manicures e similares também voltam a abrir, desde que cumpram, naturalmente, com todas as regras sanitárias por causa da Covid.

O comércio automóvel e a mediação imobiliária também desconfinam esta segunda-feira, bem como parques, jardins, espaços verdes e espaços de lazer.

O Governo anunciou na passada quinta-feira o plano de desconfinamento, depois de mais de um mês em que o país esteve reduzido a serviços mínimos, com todo o comércio não-essencial encerrado e as pessoas confinadas em casa, mas António Costa alertou para a necessidade de se ir cumprindo com regras para evitar um retrocesso.

As medidas duras parecem ter dado resultado, uma vez que os números de mortes por dia e de novos casos caíram muito ao longo deste tempo, em que Portugal chegou a ultrapassar os 300 óbitos por dia.