Papa Francisco Apresenta Melhorias e Já Não Precisa de Ventilação Mecânica

Papa Francisco Apresenta Melhorias e Já Não Precisa de Ventilação Mecânica

04/03/2025 0 Por Rmetropolitana

O Papa Francisco estabilizou o suficiente após duas crises respiratórias, permitindo que fosse retirado da ventilação mecânica não invasiva. Atualmente, recebe apenas elevados fluxos de oxigénio através de um tubo nasal para auxiliar a respiração, informou o Vaticano.

O líder da Igreja Católica acordou bem-disposto e retomou a fisioterapia respiratória depois de ter descansado durante a noite, conforme detalhou a Santa Sé na sua segunda nota do dia.

A partir desta manhã, Francisco já não necessitou da máscara de ventilação mecânica, que cobre o nariz e a boca para fornecer oxigénio aos pulmões. O Papa, de 88 anos, está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro, devido a uma bronquite com infeção polimicrobiana, agravada por pneumonia bilateral. Desde então, não fez qualquer aparição pública.

Na atualização anterior, o Vaticano informou que o prognóstico do pontífice permanece “reservado”, mas que este conseguiu dormir durante a noite e continua a recuperar.

Na segunda-feira, Francisco sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda devido a uma grande acumulação de secreção mucosa endobrônquica, o que levou a uma nova crise de broncoespasmo.

Por consequência, foi submetido a duas broncoscopias para remoção das secreções abundantes e precisou de retomar temporariamente a ventilação mecânica não invasiva.

Apesar do quadro clínico, o Vaticano assegura que o Papa permaneceu sempre lúcido, orientado e colaborativo ao longo do processo.

Foto: Filippo Monteforte 

Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo