
Papa Francisco já definiu os detalhes do seu funeral
25/02/2025Muito antes de adoecer, o Papa Francisco já tinha estabelecido como deseja que seja o seu funeral. As cerimónias fúnebres manterão as três etapas tradicionais dos funerais papais: a residência do Papa, a Basílica de São Pedro e o local da sepultura. No entanto, foram introduzidas algumas alterações.
Uma das mudanças diz respeito ao momento da declaração da morte. Se anteriormente esta era feita no quarto do falecido, agora as regras determinam que ocorra na capela privada.
Outra alteração significativa prende-se com o caixão. Até agora, os Papas eram sepultados dentro de três caixões – um de cipreste, outro de chumbo e um terceiro de carvalho. Com a nova disposição, o corpo será colocado num único caixão de madeira, com um interior de zinco, segundo a revista Sábado.
Será nesse caixão que o Papa será trasladado para a Basílica de São Pedro.
De acordo com a mesma publicação, o Papa Francisco também já escolheu o seu local de sepultura. Optou pela Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, devido à sua especial devoção pelo ícone de Nossa Senhora das Neves.
Foto: Spencer Platt
Notícia desenvolvida por: Bruna Rebelo