
Paredes acolhe XVI edição dos “Fins de Semana Gastronómicos” de 21 a 23 de março
25/01/2025A XVI edição dos “Fins de Semana Gastronómicos” chega a Paredes de 21 a 23 de março, promovendo os sabores únicos da gastronomia local. O evento, organizado pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal em parceria com o município, integra também o “Primavera Festival da Flor”.
Sete restaurantes do concelho participam na iniciativa: Casa do Baixinho (Paredes), Churrasqueira do Vasco (Paredes), Restaurante O Rei (Mouriz), Tasca do S’Zé (Cristelo), Solar da Brita (Louredo), Cozinha da Terra (Louredo) e Temos Pena – Restaurante (Madalena).
O menu destaque inclui tremoço como aperitivo, cabrito assado no forno a lenha com arroz no forno como prato principal, e sopa seca e pão de ló como sobremesas.
Animação cultural e visitas guiadas
O programa inclui visitas guiadas às Minas de Ouro de Castromil, ao Parque da Nossa Senhora do Salto, ao Centro Interpretativo do Ciclo do Linho Orgânico e aos Monumentos da Rota do Românico, como o Mosteiro de Cête, a Ermida da Senhora do Vale, a Capela da Quintã, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e a Torre dos Alcoforados. As visitas requerem agendamento prévio.
Doce Tremoceiro em destaque
O Doce Tremoceiro, criado pelos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas de Paredes, foi apresentado na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2024 e estará disponível em pastelarias locais.
Alojamento sugerido
A Casa de Louredo – Casa do Campo, em Louredo, é recomendada como opção de alojamento para os visitantes.
Os “Fins de Semana Gastronómicos” celebram a rica herança culinária e cultural de Paredes, oferecendo uma experiência imersiva para os amantes da gastronomia e do turismo.
Foto: DR