Passagem Superior da Granja em Vila Nova de Gaia entra em funcionamento
Passagem Superior da Granja em Vila Nova de Gaia entra em funcionamento

Passagem Superior da Granja em Vila Nova de Gaia entra em funcionamento

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Esta terça-feira, a passagem superior da Granja sobre a Linha do Norte, localizada em Vila Nova de Gaia, começou a operar, conforme informado por uma fonte da Infraestruturas de Portugal (IP) à Lusa.

Dotada com elevadores para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, esta nova estrutura proporciona condições seguras e confortáveis para o atravessamento sobre a Linha do Norte, facilitando a vida dos utilizadores do transporte ferroviário.

Parte das obras em curso na Linha do Norte entre Espinho, no distrito de Aveiro, e a estação das Devesas em Gaia, no distrito do Porto, esta infraestrutura integra-se na mesma empreitada que inclui a passagem superior da Aguda, em funcionamento desde 21 de fevereiro.

Em resposta aos protestos das comunidades locais contra as passagens superiores instaladas, a IP lançou um concurso de 50 mil euros para estudos visando a criação de passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, conforme estabelecido num protocolo de 2022.

“O estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões na estação de Granja e apeadeiro de Aguda”, explicou uma fonte oficial da IP à Lusa, em agosto passado.

A IP tem como objetivo concluir as obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia no segundo trimestre deste ano, conforme anunciado por um representante da empresa à Lusa em 9 de fevereiro.

Atualmente, várias obras já estão concluídas ou em fase de conclusão, incluindo o alteamento/alargamento de plataformas de passageiros em diversas estações e apeadeiros ao longo da linha.

Estão também em andamento a construção de passagens inferiores e superiores para tráfego rodoviário, com várias já concluídas ou em fase avançada de execução.

A intervenção entre Espinho e Vila Nova de Gaia, realizada no âmbito do programa Ferrovia 2020, possui um orçamento total de 55,3 milhões de euros e teve início em julho de 2020.

Foto: IP

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