
PCP denuncia “privatização encapotada” com transferência do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia
04/02/2025A transferência do Hospital Conde de S. Bento, em Santo Tirso, para a Santa Casa da Misericórdia, prevista para 31 de março, gerou fortes críticas do PCP, que acusa o Governo de levar a cabo uma “privatização encapotada” da unidade de saúde.
Em comunicado, os comunistas alertam que esta decisão decorre de um prolongado desinvestimento na instituição e pode resultar na redução de serviços e no despedimento de profissionais de saúde.
“A transferência não trará qualquer melhoria no serviço prestado à população. Pelo contrário, a legislação prevê cortes de pelo menos 25% nestes processos, o que poderá traduzir-se no encerramento de valências ou na supressão de postos de trabalho”, alerta o partido.
O PCP critica ainda a condução do processo, alegando que nem a autarquia, nem a administração hospitalar, nem os profissionais de saúde foram formalmente informados, tendo tomado conhecimento da mudança apenas através da comunicação social.
Defendendo a manutenção do hospital no Serviço Nacional de Saúde (SNS), o partido reivindica mais investimento público e a construção de novas instalações. Nesse sentido, recorda que apresentou essa proposta no Orçamento do Estado para 2025, mas a iniciativa foi rejeitada com os votos contra de PSD, CDS e IL e a abstenção do PS.
“Eles não querem um melhor hospital, querem mais negócio às custas da saúde das populações”, critica o PCP.
Foto: CM Santo Tirso