O secretário-geral do Partido Socialista (PS), Pedro Nuno Santos, garantiu esta terça-feira que o partido anunciará em breve o candidato à Câmara Municipal do Porto e que apresentará “um bom projeto” para assegurar que a cidade mantenha “um papel de liderança” no Norte do país.
“Teremos a nossa decisão tornada pública em breve. Temos bem a consciência de que é muito importante (…). O PS quer apresentar um bom candidato, uma boa lista de candidatos, um bom projeto para continuarmos a fazer do Porto a principal ou a segunda maior cidade do país e com um papel de liderança do Norte e da região Norte”, afirmou Pedro Nuno Santos, na Maia, durante uma visita a uma empresa de metalomecânica.
O líder socialista destacou a importância de fortalecer a cidade do Porto, afirmando estar confiante de que o candidato do PS será o mais adequado para defender os interesses da cidade e da região. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que o nosso candidato será o melhor e o melhor programa para defendermos o Norte”, acrescentou.
Em 2021, o candidato do PS foi Tiago Barbosa Ribeiro, então líder da concelhia socialista, que obteve 18% dos votos, ficando em segundo lugar nas eleições, atrás de Rui Moreira. Naquele pleito, o PS conquistou três mandatos.
Vale recordar que o último presidente da Câmara Municipal do Porto eleito pelo PS foi Fernando Gomes, em 1999. Gomes abandonou a autarquia para assumir o cargo de ministro da Administração Interna no segundo governo de António Guterres, sendo sucedido por Nuno Cardoso.