O índice meteorológico de perigo de incêndio, calculado diariamente pelo IPMA, tem atingido valores extremos nos últimos dias, refletindo a severidade das condições atuais para a propagação de incêndios rurais. O índice de secura dos combustíveis mortos também está muito elevado, superando a média para esta época em grande parte do território, aumentando o risco de incêndios.
Desde o dia 14, o continente tem estado sob a influência de um fluxo de leste, que se intensificou no dia 16 e deverá manter-se até quarta-feira, especialmente nas regiões Norte e Centro. A humidade relativa tem registrado valores extraordinariamente baixos, chegando a 10% ou menos, até mesmo em áreas próximas do litoral, como as regiões de Aveiro, Porto e Viana do Castelo.
Para esta quarta-feira, o IPMA prevê uma mudança no vento, que rodará para o quadrante sul, soprando moderado, com rajadas de até 60 km/h. No entanto, a humidade relativa permanecerá baixa em grande parte do território, mantendo a severidade meteorológica extremamente elevada. O perigo de incêndio rural (PIR) continuará nas classes mais altas: Elevado, Muito Elevado e Máximo, especialmente no Norte e Centro.
Apesar das condições críticas, o IPMA prevê a chegada de chuva neste fim de semana, com a precipitação mais intensa esperada para sábado. Ainda há possibilidade de chuvas pontuais já na quinta-feira. Mesmo assim, as temperaturas continuarão próximas dos 30 graus até o dia 28 de setembro, com mínimas que poderão cair até 13 graus, trazendo alguma oscilação térmica.
Foto: DR