A Polícia Municipal da Póvoa de Varzim poderá ter um comandante no início de 2023, avançou o presidente da Câmara Municipal na reunião do executivo realizada no dia 13 deste mês. De acordo com Aires Pereira, “temos em cima da mesa uma situação que, se tudo correr de acordo com aquilo que está previsto, poderemos ter um comandante a partir do início do próximo ano”.
Na Póvoa de Varzim, a Polícia Municipal está sem comandante desde junho de 2021. Questionado sobre o ‘arrastar’ da situação, e sobre se tal facto é preocupante para o funcionamento da equipa, Aires Pereira afirmou que “ter um operacional que seja uma pessoa com conhecimento na área da polícia e que possa estar presente e possa se ter, por aquilo que é a sua formação e por aquilo que é o posto que tem, de alguma forma a comandar os homens em permanência, os homens e as mulheres, no caso, é sempre preferível do que a situação em que estamos”.
No entanto, “não há propriamente outra forma de recrutamento que não seja esta”, disse. “Estamos a aguardar a resolução deste assunto. Já entrevistamos várias pessoas, não foi possível os serviços de origem dispensarem e, portanto, a partir daí temos que aguardar até encontrarmos o perfil. E que não é um perfil fácil face à situação em que se encontra a Polícia Municipal”.
Foto CMPV – arquivo.