A icónica ponte suspensa “516 Arouca”, nos Passadiços do Paiva, vai reabrir ao público este sábado, após ter estado temporariamente fechada devido a um incêndio que afetou o concelho de Arouca. A informação foi confirmada esta sexta-feira por Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, em entrevista ao Porto Canal, e posteriormente divulgada nas redes sociais da infraestrutura.
“Acabei de falar com a presidente da Câmara de Arouca e a boa notícia é que a ponte de Arouca vai ficar já acessível desde amanhã”, anunciou Luís Pedro Martins.
Os visitantes que quiserem atravessar a ponte, considerada uma das maiores pontes pedonais suspensas do mundo, deverão fazê-lo através do Pórtico de Alvarenga. Além disso, foi indicado nas redes sociais da “516 Arouca” que a travessia será realizada de ida e volta.
O incêndio que deflagrou na terça-feira à noite em Arouca entrou em fase de resolução na noite de quinta-feira, após dias de combate intenso. Os Passadiços do Paiva, fechados ao público desde segunda-feira devido ao risco de incêndio, sofreram danos significativos. Cerca de dois quilómetros da estrutura foram destruídos, principalmente no troço entre a escadaria da Ponte de Alvarenga e a ponte suspensa.
A reabertura da “516 Arouca” representa um alívio para a região, que depende fortemente do turismo ligado a esta infraestrutura única, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
Foto: DR