Porto de Leixões Alcança Recorde na Atividade de Cruzeiros
Porto de Leixões Alcança Recorde na Atividade de Cruzeiros

Porto de Leixões Alcança Recorde na Atividade de Cruzeiros

Partilhar:

Em 2023, o Porto de Leixões, em Matosinhos, alcançou um marco histórico ao registar o maior número de cruzeiros e passageiros de sua história. Com 116 navios e aproximadamente 150 mil passageiros, houve um aumento significativo de 37% em relação a 2022.

Segundo a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), citada pela Sapo 24 com base na Lusa, o Porto de Leixões recebeu um total de 116 navios de cruzeiro, transportando 148.889 passageiros em 2023, tornando-se assim o melhor ano de sempre para a atividade de cruzeiros em Leixões.

Esses números representam um crescimento notável, com um aumento de 37% no número de passageiros e a chegada de mais quatro navios em comparação com o ano anterior. Mesmo em relação a 2018, que até então detinha o recorde de passageiros, o crescimento foi de 27%.

Estima-se que a atividade de cruzeiros tenha gerado uma receita direta de 19,7 milhões de euros na economia regional em 2023.

O Reino Unido permanece como o principal mercado de origem dos passageiros que utilizam os terminais de cruzeiro do Porto de Leixões, representando 44,1% do total, seguido pelos Estados Unidos da América com 23,2%, Alemanha com 17,9%, Canadá com 5% e Austrália com 1,6%.

Os meses mais movimentados para a atividade em Leixões foram maio (27.373 passageiros), setembro (24.932 passageiros) e outubro (29.219 passageiros), sendo que outubro, assim como no ano anterior, foi o melhor mês em termos de número de passageiros, destacando-se como o melhor mês de sempre para a atividade no Porto de Leixões.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *