Porto é a segunda cidade com maior fluxo de peregrinos rumo a Santiago de Compostela
Porto é a segunda cidade com maior fluxo de peregrinos rumo a Santiago de Compostela

Porto é a segunda cidade com maior fluxo de peregrinos rumo a Santiago de Compostela

Partilhar:

Escrito por Afonso Sousa

O Porto é a segunda cidade de onde partem mais peregrinos para Santiago de Compostela, ficando apenas atrás de Sárria, em Lugo. O crescimento dessa tendência deve-se ao facto de o Porto ser um destino turístico popular, devido à presença da base da Ryanair desde 2009, aos laços históricos com a Galiza e à proximidade com Santiago de Compostela.

Em 2022, o Porto foi o ponto de partida para 40.896 peregrinos pelo Caminho Português e o da Costa. No primeiro semestre de 2023, mantém-se na segunda posição com 22.263 peregrinos, ficando atrás de Sárria (50.587) e à frente de Saint-Jean-Pied-de-Port (14.060).

Há dez anos, o Porto ocupava apenas o sexto lugar como ponto de partida, com 8.859 peregrinos, atrás de Sárria (52.063), Saint-Jean-Pied-de-Port (26.570), León (10.742), Cebreiro (10.724) e Tui (9.395).

Sárria é a escolha de muitos peregrinos, pois é necessário percorrer pelo menos 100 quilómetros para receber a “Compostela” (certificado da peregrinação). Tui, a 120 quilómetros de Santiago, ocupa a terceira posição em 2022 com 33.665 peregrinos.

O percurso de Valença, cidade raiana de Viana do Castelo, a 105 quilómetros de Santiago de Compostela, também é popular entre os peregrinos menos experientes. Outros pontos de partida destacados incluem Oviedo, no Caminho Primitivo, León e Cebreiro, no Caminho Francês.

Várias localidades ao longo do Caminho Francês são escolhidas pelos peregrinos, dependendo dos dias disponíveis para chegar a Santiago ou da distância pretendida. Alguns desses pontos são Ponferrada, Roncesvales e Astorga.

Imagem:DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *