Seis distritos do continente, incluindo o Porto, estarão sob aviso laranja na quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva persistente e por vezes forte, especialmente nas regiões montanhosas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro estarão sob aviso laranja entre as 06h00 e as 12h00 de quinta-feira, enquanto os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estarão sob o mesmo aviso entre as 18h00 de quarta-feira e as 09h00 de quinta-feira.
Atualmente, esses distritos já se encontram sob aviso amarelo devido à chuva persistente, que se intensificará nos próximos dias. Além disso, os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra também estarão sob aviso amarelo na quinta-feira, entre as 03h00 e as 12h00.
O IPMA explicou que esta situação meteorológica resulta do transporte de uma massa de ar tropical, com elevado teor de vapor de água, causada pela interação de um anticiclone a sul dos Açores e uma depressão no Atlântico Norte. Preveem-se períodos de chuva forte nas regiões Norte e Centro, especialmente no litoral e zonas montanhosas.
Os acumulados de precipitação nos próximos três dias podem atingir 100 a 200 mm no Minho, Douro Litoral e nas serras de Viseu, Aveiro e Coimbra, com valores mais moderados no restante litoral a norte do Cabo Mondego.
Ventos fortes também são esperados, com rajadas de até 70 km/h no litoral e até 90 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro.
Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou a população para o risco de cheias, deslizamentos, derrocadas e queda de estruturas. Recomendam-se medidas preventivas, como a desobstrução de escoamentos e a correta fixação de estruturas soltas, além de condução defensiva nas estradas.
Nas áreas recentemente afetadas por incêndios, o risco de deslizamentos e contaminação de fontes de água potável é elevado devido à perda de vegetação e à presença de cinzas no solo.
Foto: DR