Prova de cicloturismo, com início na Invicta e passagem pelos municípios de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, antes de terminar na Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Alejandro Valverde foi cabeça de cartaz.
O evento, aberto a todos os amantes do ciclismo, uniu as cidades do Porto (partida) e de Vila Nova de Gaia (chegada), passando pelos muncípios de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira. Um percurso que levará os participantes a percorrer algumas das mais belas estradas da região Norte de Portugal, sempre enquadrados por belíssimas paisagens, junto às margens dos rios Douro e Paiva.
O Porto Gaia Granfondo teve três distâncias possíveis para os participantes: o Minifondo, com o percurso mais curto, ideal para os principiantes, numa extensão de 58,3 km; o Mediofondo, que apresenta o percurso intermédio, num total de 103,6 km; e o Granfondo, o mais extenso e exigente dos três percursos, numa distância de 160,3 km.
Organizado pela Academia de Bicicleta de Cândido Barbosa, um dos mais emblemáticos e acarinhados ciclistas portugueses, o Porto Gaia Granfondo