Porto: Jovens e Séniores de Ramalde semearam cidadania com assembleia sobre saúde mental
Porto: Jovens e Séniores de Ramalde semearam cidadania com assembleia sobre saúde mental

Porto: Jovens e Séniores de Ramalde semearam cidadania com assembleia sobre saúde mental

Partilhar:

Uma assembleia especial reuniu jovens e seniores nos Paços do Concelho do Porto, nesta segunda-feira, para debater propostas focadas na promoção da saúde mental. Esta iniciativa faz parte do projeto “Semear Cidadania”, que busca incentivar a participação cívica entre diferentes gerações.

A sessão foi aberta por um jovem presidente, com o vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, destacando a importância do projeto. “Este projeto tem muitos anos e é muito acarinhado, com uma dimensão já muito diferente do início,” afirmou. Filipe Araújo parabenizou os participantes pela sua participação ativa na sociedade e pela busca de soluções para problemas locais, enfatizando que “trabalhar em prol do bem comum melhora não só a nossa comunidade, mas também o mundo.”

O presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e vários deputados de diferentes forças políticas também estiveram presentes. Antes da assembleia, os participantes receberam visitas de especialistas municipais em saúde e psicologia, além de enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade, para discutir e definir propostas concretas.

O projeto “Semear Cidadania” é uma colaboração entre a Junta de Freguesia de Ramalde e o Município do Porto, promovendo a participação cívica entre jovens das escolas básicas e utentes de centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde. Os participantes tiveram a oportunidade de envolver-se em debates e campanhas eleitorais ao longo de várias sessões, preparando-se assim para apresentar as suas ideias de maneira estruturada e informada.

Esta assembleia demonstra o compromisso do Porto em envolver cidadãos de todas as idades na construção de soluções para um futuro melhor, especialmente na área crucial da saúde mental.

O projeto “Semear Cidadania”, inicialmente denominado “Ramalde com as Crianças”, foi criado pela Doutora e ex-deputada, Julieta Sampaio a pensar na sua freguesia, e procura promover a participação cívica e dar voz aos jovens das escolas básicas da freguesias e aos utentes dos centros de dia e da Universidade Intergeracional de Ramalde (UNIR).

Foto: Guilherme Costa Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *