A Câmara do Porto anunciou nesta terça-feira o projeto EcoPorto – Centro para a Circularidade, que está a ser desenvolvido no Ecocentro da Prelada. O projeto inclui a criação de uma plataforma digital e tem como objetivo promover a economia circular na cidade através da reutilização e reparação de eletrodomésticos, mobiliário e computadores.
O EcoPorto contará com um espaço multidisciplinar de oficina, armazém e formação, onde os objetos reparados serão entregues gratuitamente a entidades sociais ou a munícipes e empresas interessadas. A plataforma digital associada permitirá divulgar os materiais disponíveis e promover atividades formativas e de sensibilização sobre circularidade.
Em 2023, a Câmara do Porto recolheu 97 toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, estimando que a reutilização de 10% desse material tenha evitado a emissão de 312 toneladas de CO2 equivalente. O projeto EcoPorto, uma iniciativa da Porto Ambiente, visa maximizar a recirculação de produtos, criar oportunidades de emprego e modelos de negócio, e ajudar a combater as alterações climáticas, ao mesmo tempo que capacita pessoas para a reutilização de materiais.
O vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, apresentou o EcoPorto no Ecocentro da Prelada, destacando o impacto positivo que a iniciativa terá em termos ambientais, económicos e sociais para a cidade.
Foto: DR