Porto terá mais contentores para deposito de resíduos orgânicos

27/02/2021 0 Por admin
Partilhar:

Vão ser instalados cerca de 500 contentores de proximidade na cidade do Porto e quem o vai fazer é a Porto Ambiente. O objetivo é a recolha de resíduos orgânicos junto de mais de 50% da população do município.

A empresa municipal Porto Ambiente “vai disponibilizar a todas as habitações envolvidas pequenos contentores de 7 litros para separação dos resíduos orgânicos. Cada uma, receberá um cartão de acesso aos contentores de proximidade que serão instalados”, refere o sitio na internet da Câmara do Porto.

O objetivo da empresa municipal “é que este novo sistema abranja cerca de 60.000 alojamentos, estimando-se a recolha de mais de 6500 toneladas/ano de resíduos orgânicos”.

Esta estratégia de recolha de resíduos foi apresentada num seminário sobre gestão de resíduos promovido pela rede Eurocities, em formato online. É uma rede que integra 140 cidades europeias, de mais de 30 países. A Câmara do Porto assumiu, pela segunda vez, a liderança do Fórum do Ambiente do Eurocities até 2022.

Esta ação de instalar cerca de 500 contentores de proximidade, com apoios de fundos europeus, junta-se a uma outra já implementada, de recolha de resíduos orgânicos porta-a-porta “em estabelecimentos comerciais e em zonas residenciais de habitação unifamiliares”.

De acordo com o mesmo comunicado, “só os resíduos orgânicos representam cerca de um quarto (23%) dos resíduos domésticos produzidos que não estão a ser valorizados”.