A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta quarta-feira que Portugal se vai candidatar à organização do Campeonato da Europa feminino de futebol em 2029. A decisão foi tomada pela direção da FPF, que vê nesta candidatura uma oportunidade para consolidar o futebol feminino no país.
“Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal”, afirmou o presidente da FPF, Fernando Gomes, citado no comunicado do organismo. Gomes expressou a vontade de Portugal sediar a 15.ª edição da competição, destacando a experiência do país na organização de eventos internacionais como um trunfo que garante não apenas um ambiente de celebração da competição, mas também de inspiração para as futuras gerações de jogadoras.
O processo de candidatura ao Euro 2029 foi iniciado em 23 de julho, quando a UEFA estabeleceu o prazo até 24 de setembro para as federações interessadas manifestarem o seu interesse. O cronograma prevê a publicação dos requisitos em 1 de outubro, com a entrega do dossiê preliminar de candidatura marcada para 12 de março de 2025, e o dossiê final em 28 de agosto do mesmo ano. A decisão sobre o país anfitrião será tomada em dezembro de 2025.
De acordo com as exigências da UEFA, as propostas devem incluir oito estádios, sendo que um deve ter pelo menos 50 mil lugares, três com mais de 30 mil, e quatro com mais de 20 mil lugares.
Fernando Gomes sublinhou que, nos últimos anos, o futebol feminino em Portugal tem crescido significativamente, graças ao esforço conjunto da FPF, das associações, clubes e parceiros. “Este compromisso é uma prioridade da FPF, e estamos determinados a reforçar esta posição com um projeto desta grandeza”, afirmou.
Portugal, que já participou em duas edições do Campeonato da Europa, em 2017 nos Países Baixos e em 2022 em Inglaterra, espera que, ao se candidatar para sediar o Euro 2029, possa garantir não só a presença automática na fase final, como também continuar a promover o desenvolvimento do futebol feminino no país.
Foto: DR