Portugal com Calor Atípico e Poeiras, Entre Outros Fenómenos Meteorológicos
Portugal com Calor Atípico e Poeiras, Entre Outros Fenómenos Meteorológicos

Portugal com Calor Atípico e Poeiras, Entre Outros Fenómenos Meteorológicos

Partilhar:

Nos próximos dias, Portugal enfrentará temperaturas primaveris e uma elevada concentração de poeiras do deserto do Saara nos arquipélagos, resultando numa intensificação da poluição atmosférica nas áreas urbanas. Apartir desta terça-feira (23) será bastante percetível a maneira como o tempo se tornará cada vez quente

A influência do anticiclone, aliada a uma massa de ar quente, contribuirá para as condições meteorológicas anómalas em Portugal Continental.

Embora as temperaturas mínimas possam descer para cerca de 4 ºC nos distritos de Bragança e Guarda, as máximas serão atípicas para esta época do ano, podendo atingir os 23 ºC nos distritos de Coimbra e Beja nos próximos dias.

Os distritos interiores, Bragança, Guarda e Vila Real, deverão registar temperaturas mais baixas, mas as máximas podem alcançar 16 ºC, 17 ºC e 16 ºC, respetivamente, no dia seguinte.

Antecipa-se que as temperaturas permaneçam em torno dos 20 ºC em todo o país até pelo menos o final de semana, com ligeiras flutuações, embora pouco significativas.

As condições climáticas primaveris continuarão, pelo menos, até o final de semana, com algumas oscilações. Quanto à nebulosidade, é provável que retorne aos distritos costeiros (de Viana do Castelo a Lisboa) nos próximos dias, podendo também afetar Vila Real e Évora. Até agora, no entanto, não há indicação de precipitação.

No que diz respeito aos arquipélagos, as poeiras do Saara chegaram à Madeira no dia anterior, prevendo-se que atinjam os Açores no final do dia ou no início da próxima madrugada, especialmente no grupo oriental, persistindo até o final da semana.

Devido à deterioração da qualidade do ar nas áreas mais afetadas pela presença das poeiras, é crucial exercer cuidado adicional, especialmente com crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios crónicos, como asma, e doenças cardiovasculares.

Foto: DR

Contudo, esta concentração de poeira poderá ser apenas residual em Portugal Continental, apesar de poder contribuir para o agravamento da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos.

Para além disto, o IPMA lançou avisos amarelos para os distritos da faixa litoral, entre Viana do Castelo e Lisboa, devido à agitação marítima, que deverão permanecer em vigor até às 21h de hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *