Portugal é “líder” no preço das telecomunicações
Portugal é “líder” no preço das telecomunicações

Portugal é “líder” no preço das telecomunicações

Partilhar:

Texto: Afonso Sousa

Segundo a DECO Proteste, Portugal é o país da União Europeia com os serviços de internet móvel menos acessíveis em termos de custo. Essa informação é revelada num estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência especializada em tecnologias de informação e comunicação da ONU.

A DECO Proteste explica que a UIT publica anualmente um estudo que avalia o custo e a acessibilidade de diferentes perfis de utilização de serviços móveis e de banda larga fixa. No estudo mais recente, com dados de 2022, Portugal é identificado como o país onde os dados móveis têm um maior impacto no rendimento dos consumidores.

A DECO Proteste também destaca que, no início de 2023, os prestadores de serviços atualizaram os seus tarifários devido ao aumento da inflação. De acordo com dados do Eurostat citados pela Anacom, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 1,7% em março em comparação com o mês anterior, representando a maior variação desde abril de 1994. A maior subida ocorreu em fevereiro, com um aumento de 4,8% em relação a janeiro de 2023, sendo o maior aumento mensal desde janeiro de 1996. Em abril e maio de 2023, os preços das telecomunicações permaneceram inalterados.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *