Portugal entra a ganhar no Euro 2024 com golo de Francisco Conceição
Portugal entra a ganhar no Euro 2024 com golo de Francisco Conceição

Portugal entra a ganhar no Euro 2024 com golo de Francisco Conceição

Partilhar:

A primeira jornada do Euro-2024 encerrou-se na terça-feira, 18 de junho, com uma vitória suada de Portugal por 2-1 contra a Chéquia, no Estádio Red Bull Arena, em Leipzig.

O técnico espanhol Roberto Martínez surpreendeu ao escalar o onze inicial da seleção portuguesa. Nuno Mendes, lateral-esquerdo do Paris Saint-Germain, foi adaptado a central, formando uma linha de três defesas ao lado de jogadores ofensivos como João Cancelo e Diogo Dalot. A defesa de cinco elementos encontrou dificuldades para se ajustar, agravadas por condições climáticas adversas: uma queda abrupta de temperatura e chuva torrencial durante a partida.

Apesar do domínio português e das oportunidades criadas por Rafael Leão, Bruno Fernandes e Cristiano Ronaldo, o marcador permaneceu inalterado na primeira parte.

Na segunda parte, a Chéquia mostrou mais agressividade nos contra-ataques. Aos 62 minutos, Lukas Provod marcou com um remate potente de fora da área, surpreendendo o guarda-redes Diogo Costa e silenciando momentaneamente os cerca de 15 mil portugueses presentes no estádio, que eram superados em número pelos checos.

A Chéquia parecia pronta para causar uma surpresa no Euro-2024, seguindo o exemplo da Eslováquia, que havia derrotado a Bélgica por 1-0. No entanto, aos 68 minutos, um erro da defesa checa resultou num autogolo de Robin Hranác, igualando o placar.

Portugal, então, encontrou um novo ritmo e pressionou incessantemente. Um gol de Diogo Jota foi anulado aos 88 minutos devido a um fora-de-jogo de Cristiano Ronaldo. Nos acréscimos, as substituições de Roberto Martínez provaram ser decisivas. Aos 90+2 minutos, Pedro Neto avançou pela esquerda e cruzou para Francisco Conceição, que marcou o gol da vitória.

Vitinha, médio do Paris Saint-Germain, foi eleito o melhor jogador da partida, destacando-se pela sua atuação consistente entre as linhas defensivas da Chéquia.

Com a vitória, Portugal se junta à Turquia na liderança do Grupo F, ambos com três pontos. A Turquia venceu a Geórgia por 3-1, país que estreou em um Europeu.

Na próxima jornada, sábado, 22 de junho, Portugal enfrentará a Turquia, enquanto a Chéquia jogará contra a Geórgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *