Portugal Fashion pode ter os dias contados
Portugal Fashion pode ter os dias contados

Portugal Fashion pode ter os dias contados

Partilhar:

A 53.ª edição do Portugal Fashion, que desfila por estes dias no portuense Museu do Carro Elétrico, poderá ser a última de um projeto que promove a moda portuguesa, criado em 1995 pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e que era tradicionalmente financiado em 85% por fundos europeus. Entretanto, o Portugal 2020 acabou, pelo que a iniciativa contabiliza já três edições sem financiamento europeu.

“Se se mantiverem os atrasos nos apoios”, que já atingem “1,5 milhões de euros”, a promotora desta iniciativa “não terá condições para fazer mais nenhuma edição”, assume o presidente da ANJE. O Governo revela que, no âmbito do PT2020, os projetos da associação “beneficiaram de um incentivo aprovado superior a 22,5 milhões”.

A ANJE continua a acreditar que vai conseguir, em “conjunto com o Governo”, criar uma solução, até porque a próxima edição do Portugal Fashion, a realizar-se, acontece em março de 2024.

A ANJE, por projetos realizados nas áreas de empreendedorismo, internacionalização, sustentabilidade, inovação e moda, recebeu, entre 2016 e 2022, cerca de 22,5 milhões de euros.

Fundado pela ANJE em 1995, o Portugal Fashion é um projeto promocional da moda de autor, do ‘design’ e da indústria da moda em diferentes áreas setoriais, representado de forma permanente mais de 30 ‘designers’ e marcas portuguesas do setor da indústria têxtil e do calçado, prestando apoio complementar, a cada edição, a 10 criadores de moda internacionais que procuram o projeto para se desenvolverem a partir de Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *