O Município da Póvoa de Varzim iniciou, esta semana, uma nova colaboração com a Lipor, a Novo Verde e o Instituto Kaizen, com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a gestão de resíduos, especialmente no que diz respeito à reciclagem de vidro.
Este projeto visa analisar os atuais circuitos de recolha de resíduos, procurando identificar formas de recuperar o vidro que ainda é indevidamente depositado no contentor de resíduos indiferenciados. Este fluxo de resíduos tem registado uma queda tanto no município como a nível nacional, impactando negativamente a indústria recicladora.
Segundo dados do município, cerca de 70% do que é descartado no lixo comum poderia ser reciclado se fosse devidamente separado. Uma vez que os resíduos são depositados no contentor de indiferenciados, a recuperação desses materiais torna-se impossível.
Com metas de reciclagem ambiciosas para 2030, que exigem que 60% dos resíduos sejam encaminhados para valorização, a Póvoa de Varzim está a implementar uma análise exaustiva dos serviços de recolha e do comportamento dos utilizadores. Espera-se que, nos próximos meses, sejam identificadas medidas que permitam aumentar a taxa de reciclagem de vidro no município.
Este novo projeto dá continuidade às políticas de sustentabilidade já em curso na Póvoa de Varzim, que se destaca a nível nacional pela sua eficiente gestão de resíduos, incluindo a separação de biorresíduos, onde o município apresenta uma das maiores taxas do país. A iniciativa reforça o compromisso de tornar a cidade um exemplo de sustentabilidade, sob o lema “É Bom Viver na Póvoa de Varzim”.
Foto: CMPV