As praias da Lagoa, na Póvoa de Varzim, de Matosinhos e de Vila Praia de Âncora foram interditas a banhos devido a níveis anormalmente altos de bactérias.
Na praia da Lagoa, localizada junto ao maior hotel da cidade – o Axis Vermar – foram detectados valores elevados de escherichia coli (2383 por 100 ml) e esterococos intestinais (177 por 100 ml) em análises realizadas pela Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte) na passada terça-feira. Estes resultados levaram a capitania da Póvoa de Varzim a hastear a bandeira vermelha e a proibir os banhos.
É a segunda vez que a praia da Lagoa enfrenta uma interdição deste tipo, tendo a última ocorrido em agosto de 2022 devido a resultados microbiológicos anormais após um temporal. Na altura, 11 praias nos concelhos de Gaia e Espinho também foram afetadas, e a interdição durou três dias até novas análises indicarem a normalização dos níveis de bactérias.
Além da Lagoa, as praias de Matosinhos e Vila Praia de Âncora também estão atualmente interditas a banhos. A situação está a ser monitorizada pelas autoridades competentes, aguardando-se novos resultados de análises para determinar quando poderão ser levantadas as proibições.
Foto: DR