Está oficialmente aberta a época balnear em Vila Nova de Gaia. Mais um verão em que todas as praias do município foram distinguidas com bandeira azul.
Em Vila Nova de Gaia, a inclusão é o mote para a época balnear de 2023. As 19 praias da costa têm condições de acessibilidade.
A grande novidade para este ano é que, todas as praias passam a ter painéis informativos escritos em braille para os invisuais.
Inclusão é a palavra de ordem para a época balnear que agora se inicia em Gaia, com novidades para a comunidade invisual que visita a orla marítima, nomeadamente com a implementação de placas informativas em braile. Esta terça-feira, num momento simbólico, foram entregues as 20 bandeiras azuis às praias do concelho.
A praia do Senhor da Pedra, em Vila Nova de Gaia, não foi um local escolhido ao acaso. Aqui está o concessionário mais antigo do país, José Bernardo, com 55 anos de experiência.
“Para nós, ter praias com bandeira azul já é uma rotina, mas é uma rotina que exige um enorme trabalho de preparação. Deixo, por isso, um profundo agradecimento a todos os que contribuem para a excelência das nossas praias. Queremos que todos sejam sempre bem recebidos”, partilhou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.
Relativamente às novidades para a época balnear que foi agora formalmente aberta, Miguel Lemos, presidente da Águas de Gaia, começou por falar no reforço da capacidade inclusiva. “As nossas praias são inclusivas por natureza. São 100% acessíveis, em que oferecemos um serviço adicional, em parceria com as associações humanitárias de bombeiros”, adiantou.
Depois da construção de passadiços especiais, da colocação de bandeiras com o sistema ColorADD para cidadãos daltónicos e da colocação, de forma piloto, na praia de Salgueiros do sistema de leitura em braile (o que levou à atribuição da distinção de praia mais acessível do país), este ano houve uma aposta mais aprofundada neste tipo de informação específica para a comunidade invisual, com a colocação na praia do Senhor da Pedra de um painel informativo sobre a Capela do Senhor da Pedra, acompanhado por uma miniatura do monumento em 3D, um projeto realizado em parceria com a comunidade de invisuais. Além disso, todas as praias terão informação em braile para melhor acolherem todas as pessoas.
Foto: DR