Preços altos não afastam turismo do Porto e o alojamento local está quase lotado
Preços altos não afastam turismo do Porto e o alojamento local está quase lotado

Preços altos não afastam turismo do Porto e o alojamento local está quase lotado

Partilhar:

Texto escrito por Mariana Melo

Após o período de pandemia o mercado de alojamento local consegue recuperar bem, com reservas entre os 80% a 90% para os meses do verão e os preços a aumentar entre 10% a 40% face a 2019.

Segundo alguns proprietários do mercado, os alojamentos que ainda não estão com 90% da ocupação, certamente vão estar quando começarem a receber as reservas para os meses de julho e agosto.

Ainda ressaltam que os preços praticados são semelhantes aos de 2019, salvo alguns casos em que alguns apartamentos podem estar acima do valor pedido antes da pandemia entre os 10% a 20%.

Segundo dados da Câmara do Porto avançados hoje à agência Lusa, entre janeiro e maio deste ano foram registados 648 AL, o que se traduz num total de 8.750 alojamentos locais na cidade, mais 2.117 face ao ano completo de 2019.

O diretor e coordenador do Norte da Associação do Alojamento Local em Portugal, Nuno Trigo, disse que apesar de a ocupação “ainda estar um pouco abaixo de 2019” entre os “5% a 10%” a verdade é que essa ocupação está já bastante próxima de 2019 em “alguns segmentos e em certos períodos do ano”.

Nuno Trigo ainda concluiu que “Temos a convicção que o AL no Porto vai e está a ser o motor da recuperação do turismo. Já antes da pandemia, a maioria das dormidas turísticas da cidade, mais de 60%, eram feitas em AL. Sem o AL não há capacidade para uma recuperação imediata do turismo ou mesmo da economia na cidade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *