A investigadora Elvira Fortunato conhecida por um conjunto de invenções, em destaque na criação do primeiro ecrã transparente que foi desenvolvido a partir de materiais sustentáveis, vence o Prémio Pessoa 2020.
Na ata do Prémio Pessoa 2020 refere que a “Cientista, Professora Catedrática e Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, especialista em Microelectrónica e Optoelectrónica, Elvira Fortunato, engenheira de formação, tem já uma larga lista de invenções e inovações onde se destaca o transístor de papel”.
A cientista ganhou reconhecimento devido ao seu trabalho ligado à eletrónica flexível que usa materiais eco sustentáveis e facilmente recicláveis em prol de promover sistemas de comunicação de baixo custo que não prejudiquem o meio ambiente.
Ao terminar a leitura da ata o empresário português, Francisco Pinto Balsemão, conclui que “o júri consagra uma carreira de excecional projeção, dentro e fora do País, mas também reconhece um contributo notável para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação português”.
Foto: DR
TEXTO: Laryssa Assis – UFP