Prémio Pessoa 2020 é atribuído a cientista portuguesa

Prémio Pessoa 2020 é atribuído a cientista portuguesa

12/03/2021 0 Por admin
Partilhar:

A investigadora Elvira Fortunato conhecida por um conjunto de invenções, em destaque na criação do primeiro ecrã transparente que foi desenvolvido a partir de materiais sustentáveis, vence o Prémio Pessoa 2020.

Na ata do Prémio Pessoa 2020 refere que a “Cientista, Professora Catedrática e Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa, especialista em Microelectrónica e Optoelectrónica, Elvira Fortunato, engenheira de formação, tem já uma larga lista de invenções e inovações onde se destaca o transístor de papel”.

A cientista ganhou reconhecimento devido ao seu trabalho ligado à eletrónica flexível que usa materiais eco sustentáveis e facilmente recicláveis em prol de promover sistemas de comunicação de baixo custo que não prejudiquem o meio ambiente.

Ao terminar a leitura da ata o empresário português, Francisco Pinto Balsemão, conclui que “o júri consagra uma carreira de excecional projeção, dentro e fora do País, mas também reconhece um contributo notável para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação português”.

Foto: DR

TEXTO: Laryssa Assis – UFP