
Presépios Comunitários Transformam Aldeias de Vale de Cambra em Cenário Natalício
17/12/2024As ruas das aldeias do concelho de Vale de Cambra estão, mais uma vez, decoradas com presépios únicos e originais, criando um verdadeiro cenário natalício. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, apresenta este ano 77 presépios comunitários, que podem ser descobertos através de um Roteiro elaborado pelo Município.
A tradição natalícia continua a ser celebrada com esta ação, que envolve a comunidade local e atrai visitantes de todas as idades às aldeias do concelho. Ao longo dos anos, a iniciativa tem crescido, reunindo cada vez mais participantes e despertando o interesse de quem aprecia as tradições e o espírito natalino.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Câmara Municipal organizou uma visita ao terreno para apresentar os presépios aos parceiros do setor do Turismo em Vale de Cambra, com o objetivo de “aconselhar os hóspedes e clientes a deslocarem-se e a ter uma melhor experiência no nosso território”, como afirmou a Autarquia.
Os 77 presépios expostos nas aldeias são feitos com grande criatividade pela população, que utiliza uma diversidade de estilos e materiais, refletindo a riqueza das tradições populares e a memória cultural da região. O Roteiro convida a uma viagem por diferentes estilos, que vão desde as representações mais clássicas até às interpretações mais contemporâneas desta tradição natalícia.
A iniciativa, que já conta com mais de uma década, teve o seu início nas freguesias de Arões e Junqueira e, desde então, espalhou-se por todas as freguesias do concelho. Os presépios são normalmente elaborados pelas paróquias e pela população local, em parceria com as juntas de freguesia e associações, consolidando-se como uma das mais queridas tradições de Vale de Cambra.
Foto: DR