Vítor Murta foi uma das presenças na Thinking Football Summit. Além de demonstrar o orgulho em Bruno Fernandes, jogador formado no Boavista FC, de elogiar o atual treinador, Petit, o presidente dos axadrezados falou de Mehdi Taremi.
Na cimeira Thinking Football Summit, a decorreu desde quinta-feira até domingo passado, o presidente das ‘panteras’ deixou fortes elogios a Petit, o homem por si eleito para liderar o projeto futuro do Boavista, deixando também uma ressalva para o seu legado deixado enquanto futebolista, “um médio de seleção que pôs o Boavista a jogar de forma fantástica”.
O presidente do Boavista, Vítor Murta, afirmou que Petit é “o melhor treinador da história do clube”, e que o emblema ‘axadrezado’ “tem o ADN” do técnico, enquanto segue na liderança da I Liga de futebol.
“Há pessoas que dizem que o Petit é o melhor treinador para este Boavista. Eu discordo. Acho que o Petit é o melhor treinador para este e para todos. Quando tivermos ambições um bocadinho maiores, se ele quiser, continuará a ser o nosso treinador. É um ser humano fantástico, apesar das dificuldades, não larga o barco, vai para a frente, apoia o presidente. Posso dizer que o Petit é, sem dúvida, o melhor treinador da história do Boavista”, elogiou.
As diferenças entre os axadrezados e o FC Porto, rival da cidade, foram abordadas, entre outros assuntos destacados na sua intervenção e, para Murta, há ainda um «caminho» a ser percorrido, até chegar ao patamar dos azuis e brancos. Ainda assim, o dirigente axadrezado não teve dúvidas em declarar: «O FC Porto não é melhor do que o Boavista [a nível de adeptos], o Boavista é melhor. Mas temos de ver e respeitar que, neste momento, o FC Porto tem uma dimensão maior do que a nossa. E não temos de andar às cabeçadas.» O homólogo, Pinto da Costa, foi elogiado pelo presidente das panteras negras, que sublinhou o «trabalho» do dirigente dos dragões: «Dificilmente será igualado.»
Questionado sobre Taremi, avançado do FC Porto, o Presidente axadrezado foi muito perentório.
«O Taremi simula? Qual é o problema? Está lá a fazer o papel dele», adiantou Vítor Murta.
O presidente do Boavista garantiu também que confia no papel dos árbitros para ajuizar estes lances e que os clubes não beneficiam em valorizar as ações de Medhi Taremi.
«Se nós, clubes pequenos formos mais competitivos, tornamos a Liga muito mais interessante e é mais fácil vendê-la para fora. Em vez disso andarmos a falar de tomadas. O Taremi está lá a fazer o papel dele e o árbitro e o videoárbitro que façam os seus. Cada um tem o seu papel, temos de cuidar do futebol e deixar de dar tiros nos pés», acrescentou Vítor Murta.
O Boavista FC é líder da Liga Portugal ao fim da quarta jornada com 10 pontos, os mesmos de Sporting CP e de FC Porto.