A Câmara Municipal de Santo Tirso realizou, na passada quarta-feira, um balanço sobre os dez anos do projeto ColorADD, que tem promovido a deteção precoce e a integração social de pessoas com daltonismo. Desde 2014, a iniciativa permitiu realizar rastreios de daltonismo e de acuidade visual a 4.769 alunos de 38 escolas do concelho, identificando 182 casos de daltonismo e 1.291 crianças com problemas de visão.
Segundo a vereadora da Educação, os rastreios são realizados anualmente a todos os alunos do 4.º ano de escolas públicas e privadas do concelho, garantindo a identificação precoce de condições que podem impactar a aprendizagem e o desenvolvimento. A sessão comemorativa teve lugar na Escola Secundária D. Dinis e destacou a importância de ações contínuas que promovam a inclusão e adaptação de alunos daltónicos ao ambiente escolar e social.
O projeto ColorADD, criado por Miguel Neiva, usa um sistema de símbolos para auxiliar pessoas com daltonismo a identificarem as cores, facilitando a sua inclusão em diferentes contextos do dia a dia.
Foto: CM Santo Tirso