Proteção Civil alerta para “chuva intensa e vento forte”
Proteção Civil alerta para “chuva intensa e vento forte”

Proteção Civil alerta para “chuva intensa e vento forte”

Partilhar:

Depois de uma semana marcada por intensos incêndios, a Proteção Civil emitiu um alerta à população das regiões afetadas no Centro e Norte do país, especialmente entre Coimbra e Viana do Castelo, devido à previsão de “chuva intensa e vento forte” nas próximas horas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos sob aviso laranja, entre quarta e quinta-feira, devido à previsão de condições meteorológicas adversas.

As autoridades pedem especial cuidado nas áreas que foram atingidas pelos fogos, onde há um risco elevado de deslizamentos de terra. “Poderá ter efeitos maiores nas regiões afetadas pelos incêndios dos últimos dias”, explicou Alexandre Penha, adjunto de operações nacional da Proteção Civil. Segundo ele, a falta de vegetação torna esses locais especialmente vulneráveis, e já estão em curso “ações de estabilização dos terrenos”.

Além do risco de deslizamentos, há também a possibilidade de queda de objetos, como ramos de árvores, devido à fragilidade das florestas pós-incêndio e ao vento intenso. As condições adversas também afetam a segurança rodoviária. “Com as primeiras chuvas e o piso seco, há uma maior probabilidade de acidentes”, alertou Penha, que também mencionou o risco de “inundações rápidas”.

O IPMA colocou os distritos de Viseu, Vila Real e Aveiro sob aviso laranja entre as 06:00 e as 12:00 de quinta-feira, enquanto Porto, Viana do Castelo e Braga estarão em alerta das 18:00 de quarta-feira até às 09:00 de quinta-feira. A Proteção Civil apela à população para evitar deslocações desnecessárias e para estar atenta às comunicações oficiais sobre as condições meteorológicas nos próximos dias.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *