Protocolo Assinado entre Município da Maia, I3S e BIAL
Protocolo Assinado entre Município da Maia, I3S e BIAL

Protocolo Assinado entre Município da Maia, I3S e BIAL

Partilhar:

Na passada quinta-feira, 15 de fevereiro, o Município da Maia, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) e a Bial – Portela & C.ª S. A. formalizaram uma parceria, como parte das celebrações do 5.º aniversário do projeto “Maia a Crescer com a Ciência – LABS.Maia”.

Presentes no evento estiveram a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, com responsabilidade pela Educação e Ciência, Emília Santos, Cláudio Sunkel, representando o I3S, e José Redondo, CFO (Vice-Presidente Executivo de Finanças e Operações) da BIAL.

O Município da Maia, comprometido com o desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento, reconhece a importância de introduzir as ciências experimentais de forma lúdica e educativa desde cedo, estimulando o interesse pela ciência, pesquisa e inovação entre crianças e jovens.

Desde 2018, o Município da Maia tem promovido diversas atividades voltadas especialmente para crianças da educação pré-escolar e alunos do ensino básico e secundário.

Emília Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, afirmou: “É gratificante trabalhar com parceiros que valorizam tanto quanto nós a ciência e seu poder transformador e construtivo de conhecimento”.

O I3S, liderado pela Universidade do Porto, reúne cientistas de renome internacional e oferece uma ampla gama de competências em pesquisa básica, translacional e clínica, com a missão de promover abordagens que favoreçam a saúde e transfiram o conhecimento gerado para a sociedade por meio de parcerias e colaborações científicas.

Cláudio Sunkel, do I3S, enfatizou o espírito do LABS.Maia em permitir que os jovens experimentem e aprendam.

José Redondo, em nome da BIAL, destacou o prazer de se associar a uma iniciativa alinhada com os objetivos da empresa, especialmente em responsabilidade social e apoio à ciência.

A cooperação entre o Município, o I3S e a BIAL visa dar continuidade ao projeto “Maia Crescer com a Ciência”, focado no ensino experimental das ciências para a comunidade em geral, e especialmente para crianças em idade pré-escolar e alunos dos ensinos básico e secundário, a ser desenvolvido nas instalações municipais da Quinta da Gruta.

Para isso, o Município da Maia destinará 150.000,00 € ao I3S para cumprir os objetivos do protocolo.

Os resultados esperados incluem o aumento da literacia científica, o desenvolvimento de competências de trabalho científico e a promoção do desenvolvimento científico e inovador, com encargos compartilhados entre as três entidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *