
Provas digitais para alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos arrancaram nas escolas portuguesas com alguma polémica
11/02/2025As provas-ensaio para testar o novo formato digital de avaliação começam esta segunda-feira para alunos do 4.º, 6.º e 9.º anos. O objetivo é preparar as escolas e os estudantes para as provas oficiais que ocorrerão entre maio e junho, avaliando a capacidade da infraestrutura tecnológica e a adaptação à plataforma eletrónica.
O período de realização teve início no passado dia 10 e termina no dia 28 de fevereiro, com cada escola a definir os dias e horários específicos. Durante a primeira semana, os alunos farão provas de Português, seguindo-se Inglês para o 4.º ano, História e Geografia para o 6.º ano, e Matemática para todos na última semana do mês.
Paralelamente, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) criticam a nova abordagem de avaliação e o sistema de bolsas solidárias de professores classificadores.
O Governo garante estar atento às preocupações e assegura que ajustes serão feitos na classificação das provas oficiais. No ano passado, os exames digitais do 9.º ano foram suspensos devido à falta de preparação das escolas. Recentemente, algumas instituições reportaram a necessidade de reparação ou aquisição de mais de 45.000 computadores e problemas de conectividade, aspetos que o Ministério da Educação afirma estar a resolver.
Embora os resultados destas provas-ensaio não contem para a avaliação externa, poderão ser usados na avaliação interna dos alunos, sendo divulgados até ao final de março.
Noticia desenvolvida por: Catarina Pais Foto: GettyImages