PS aprova listas de deputados para eleição das próximas eleições legislativas. Alexandre Quintanilha volta a ser cabeça de lista pelo Porto

PS aprova listas de deputados para eleição das próximas eleições legislativas. Alexandre Quintanilha volta a ser cabeça de lista pelo Porto

13/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A comissão Política Nacional do PS aprovou, esta segunda-feira, com 83% dos votos, a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República, anunciou José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do partido.

O partido aposta numa linha de continuidade, com vários ministros a serem cabeças de lista. É o caso de Marta Temido, responsável pela pasta da Saúde, que é número 1 por Coimbra, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação (por Viana do Castelo), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (pela Guarda).

Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, volta a ser número 1 por Aveiro.

Alexandra Leitão, responsável pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, na qual se inclui ainda a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é candidato pelo círculo eleitoral de fora da Europa.

Já o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, entra nesta lista para ser número 2 por Setúbal, substituindo Eduardo Cabrita, que se demitiu do cargo de ministro da Administração Interna na sequência do acidente com a viatura em que seguia, que fez uma vítima mortal. Neste círculo eleitoral, a líder parlamentar Ana Catarina Mendes é a número 1. De referir que Cravinho concorreu em 2019 por Lisboa.

António Costa volta a ser cabeça de lista por Lisboa, com João Galamba a passar do 10º para 11º lugar neste círculo eleitoral, sendo ‘ultrapassado’ por Marcos Perestrello.

O lugar de Galamba nesta lista tinha sido contestado na sexta-feira à noite, durante a reunião da Comissão Política da FAUL. Aqui, Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa, ocupa a quinta posição.

Edite Estrela é número 2 e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está em terceiro lugar na lista a deputados por Lisboa.

No Porto, Alexandre Quintanilha é o cabeça de lista. Ministro do Ambiente, Matos Fernandes é o terceiro da lista.

Pelo circulo eleitoral do Porto, o professor jubilado Alexandre Quintanilha volta a encabeçar a lista, seguida de Rosário Gamboa. Vereador da Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro é oitavo.

Círculo Eleitoral do Porto

EFECTIVOS

Alexandre Quintanilha

Rosário Gamboa

Matos Fernandes

Isabel Oneto

João Paulo Correia

Ana Paula Bernardo

João Torres

Tiago Barbosa Ribeiro

Cristina Mendes da Silva

Eduardo Pinheiro

Hugo Carvalho

Joana Lima

Rui Lage

Carlos Brás

Patrícia Faro

Carla Miranda

Miguel Rodrigues

Sofia Andrade

Jose Carlos Barbosa

Paulo Araujo Correia

Maria Joao Castro

Antonio Faria

Catarina Lobo

Marlene Teixeira
 

Círculo Eleitoral do Porto

EFECTIVOS

Hugo Sousa Lopes

Ana Marta Silva

Fátima Meneses

Fábio Faria

Eduardo Barroco de Melo

Carlota Teixeira

Hugo Carvalho Gonçalves

Paulo Neves

Beatriz Carvalho

Nuno Moreira Félix

Silvia Alves Moreira

Hugo Gilvaia

Miguel Vieira

Dora Araujo

Inês Monteiro

Diogo Silva

SUPLENTES

Andreza Batista

Frederica Armada

José Henrique Soares

Paula Fernandes

Natália Gonçalves

Ministra da Coesão Social candidata-se pela primeira vez a deputada

Nas estreias, destaque para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que é cabeça de lista por Leiria. O terceiro lugar é do secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que tinha sido candidato por Castelo Branco em anteriores atos eleitorais.

As eleições legislativas estão marcadas para 30 de janeiro.