A comissão Política Nacional do PS aprovou, esta segunda-feira, com 83% dos votos, a lista de candidatos a deputados à Assembleia da República, anunciou José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do partido.
O partido aposta numa linha de continuidade, com vários ministros a serem cabeças de lista. É o caso de Marta Temido, responsável pela pasta da Saúde, que é número 1 por Coimbra, Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação (por Viana do Castelo), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (pela Guarda).
Também o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, volta a ser número 1 por Aveiro.
Alexandra Leitão, responsável pelo Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, mantém-se como cabeça de lista do PS em Santarém, na qual se inclui ainda a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é candidato pelo círculo eleitoral de fora da Europa.
Já o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, entra nesta lista para ser número 2 por Setúbal, substituindo Eduardo Cabrita, que se demitiu do cargo de ministro da Administração Interna na sequência do acidente com a viatura em que seguia, que fez uma vítima mortal. Neste círculo eleitoral, a líder parlamentar Ana Catarina Mendes é a número 1. De referir que Cravinho concorreu em 2019 por Lisboa.
António Costa volta a ser cabeça de lista por Lisboa, com João Galamba a passar do 10º para 11º lugar neste círculo eleitoral, sendo ‘ultrapassado’ por Marcos Perestrello.
O lugar de Galamba nesta lista tinha sido contestado na sexta-feira à noite, durante a reunião da Comissão Política da FAUL. Aqui, Fernando Medina, antigo presidente da Câmara de Lisboa, ocupa a quinta posição.
Edite Estrela é número 2 e a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está em terceiro lugar na lista a deputados por Lisboa.
No Porto, Alexandre Quintanilha é o cabeça de lista. Ministro do Ambiente, Matos Fernandes é o terceiro da lista.
Pelo circulo eleitoral do Porto, o professor jubilado Alexandre Quintanilha volta a encabeçar a lista, seguida de Rosário Gamboa. Vereador da Câmara do Porto, Tiago Barbosa Ribeiro é oitavo.
Círculo Eleitoral do Porto
EFECTIVOS
Alexandre Quintanilha
Rosário Gamboa
Matos Fernandes
Isabel Oneto
João Paulo Correia
Ana Paula Bernardo
João Torres
Tiago Barbosa Ribeiro
Cristina Mendes da Silva
Eduardo Pinheiro
Hugo Carvalho
Joana Lima
Rui Lage
Carlos Brás
Patrícia Faro
Carla Miranda
Miguel Rodrigues
Sofia Andrade
Jose Carlos Barbosa
Paulo Araujo Correia
Maria Joao Castro
Antonio Faria
Catarina Lobo
Marlene Teixeira
Círculo Eleitoral do Porto
EFECTIVOS
Hugo Sousa Lopes
Ana Marta Silva
Fátima Meneses
Fábio Faria
Eduardo Barroco de Melo
Carlota Teixeira
Hugo Carvalho Gonçalves
Paulo Neves
Beatriz Carvalho
Nuno Moreira Félix
Silvia Alves Moreira
Hugo Gilvaia
Miguel Vieira
Dora Araujo
Inês Monteiro
Diogo Silva
SUPLENTES
Andreza Batista
Frederica Armada
José Henrique Soares
Paula Fernandes
Natália Gonçalves
Ministra da Coesão Social candidata-se pela primeira vez a deputada
Nas estreias, destaque para o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, que é cabeça de lista por Leiria. O terceiro lugar é do secretário de Estado para a Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, que tinha sido candidato por Castelo Branco em anteriores atos eleitorais.
As eleições legislativas estão marcadas para 30 de janeiro.