PSD encerra congresso no Porto com eleição dos órgãos do partido
PSD encerra congresso no Porto com eleição dos órgãos do partido

PSD encerra congresso no Porto com eleição dos órgãos do partido

Partilhar:

O 40.º Congresso do PSD, que arrancou na sexta-feira, vai pôr fim a um longo processo de mudança de liderança, com o partido à espera de ouvir Luís Montenegro sobre o PSD e sobre o país.

Foi em 3 de fevereiro que o ainda presidente do PSD, Rui Rio, anunciou que deixaria a liderança na sequência da derrota nas legislativas de 30 de janeiro, mas dizendo que gostaria que o processo decorresse até ao início de julho, e não “de forma atabalhoada”.

Apesar de algumas divergências quanto ao calendário, o partido acabou por lhe fazer a vontade e as eleições diretas realizaram-se apenas no final de maio, ditando uma vitória claríssima de Luís Montenegro (72,5%) sobre o antigo vice-presidente do partido Jorge Moreira da Silva (27,5%).

Desde 28 de maio, o 19.º presidente eleito do PSD tem estado praticamente em silêncio — só falou em iniciativas públicas por duas vezes e para criticar o Governo, não dando qualquer entrevista —, e guarda, por enquanto, recato sobre quem vai levar para os órgãos dirigentes que serão eleitos este domingo ou se irá promover mudanças ao nível da bancada parlamentar.

A composição da sua direção, sobretudo ao nível dos vice-presidentes, é uma das principais pontos de interesse do Congresso: até agora, nenhum nome está confirmado e apenas Hugo Soares é apontado como provável secretário-geral, uma vez que tem sido ele a fazer a transição com o ainda detentor do cargo, José Silvano.

Internamente, a dúvida entre várias fontes do PSD contactadas pela Lusa é se Montenegro fará uma direção com o núcleo duro dos seus principais apoiantes – entre os quais se contam além de Hugo Soares, Pedro Duarte, Pedro Alves, Paulo Cunha, Margarida Balseiro Lopes, Carlos Coelho, António Leitão Amaro ou Pedro Reis – ou se irá ‘abrir’ a outras correntes do partido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *