PSP Sinaliza 326 Idosos em Risco Social e 141 Vítimas de Violência Familiar
PSP Sinaliza 326 Idosos em Risco Social e 141 Vítimas de Violência Familiar

PSP Sinaliza 326 Idosos em Risco Social e 141 Vítimas de Violência Familiar

Partilhar:

A Polícia de Segurança Pública (PSP) identificou entre julho e setembro deste ano um total de 326 idosos em risco social e 141 vítimas de violência em contexto familiar, segundo um comunicado divulgado pela Direção-Nacional da PSP, esta terça-feira. A ação foi parte da operação anual “A solidariedade não tem idade”, cujo objetivo é identificar casos de fragilidade entre a população idosa.

Realizada de 26 de julho a 27 de setembro, a operação visou detetar vulnerabilidades físicas, psicológicas e sociais entre os idosos, além de suspeitas de crimes. No total, foram sinalizados 918 idosos, com 141 deles sendo identificados como vítimas de violência familiar, com destaque para violência psicológica (a mais comum), física e económica. Outros 326 idosos foram classificados como estando em risco social.

Das situações identificadas, 487 foram encaminhadas para instituições de apoio, como as misericórdias e a Segurança Social, enquanto os casos de violência foram comunicados ao Ministério Público para acompanhamento.

A operação mobilizou 539 agentes da PSP, que realizaram 3.447 contactos individuais de prevenção criminal e 244 ações de sensibilização em todo o país. A iniciativa, em funcionamento desde 2012, é conduzida principalmente pelas Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima da PSP.

O balanço desta edição de 2024 foi divulgado no Dia Internacional do Idoso, celebrado a 1 de outubro, reforçando a importância da proteção e apoio à população mais envelhecida.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *