Queima das Fitas têm hoje um dos pontos altos da festa dos estudantes portuenses

Queima das Fitas têm hoje um dos pontos altos da festa dos estudantes portuenses

03/05/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Após dois anos de suspensão devido à pandemia, a Queima das Fitas do Porto está de volta, ao Queimódromo portuense. A edição deste ano – a 100ª. edição da festa estudantil cuja origem remonta a 1920, decorre de 1 a 7 de maio e conta com um programa recheado de atividades. Repensada por causa do tempo de espera e das obras na cidade, a festa volta com a promessa de ser mais sustentável e memorável — mas também mais segura e responsável.

Como manda a tradição, a Queima das Fitas arrancou às 00h01 na madrugada de domingo, 1 de maio, com a Monumental Serenata, no Largo Amor de Perdição (à Cordoaria), o mesmo palco que, algumas horas depois, pelas 11h01, vai acolher a Missa da Bênção das Pastas.

A abertura dos festejos, no Queimódromo coube a Profjam, Lon3r Johny e ao vencedor do habitual concurso de bandas, que atuaram perante um recinto completamente lotado.

O mesmo aconteceu na noite seguinte. As atuações de Julinho KSD e Plutónio que atuaram no domingo à noite levaram ao rubro os milhares de estudantes que enchiam o Queimódromo.

Os festejos da noite de segunda-feira foram conduzidos por Diogo Piçarra e Capitão Fausto. Quim Barreiros, Ana Malhoa e Saúl serão os anfitriões desta terça-feira (dia 03).

Na tarde de hoje, decorre o tradicional Cortejo Académico que é um dos pontos altos da semana da Queima das Fitas. Milhares de estudantes das mais diversas casas da Academia do Porto, juntamente com as suas famílias e amigos enchem as ruas da cidade de cânticos, cor e brilho.

Com um percurso mais curto, devido às obras da nova linha de metro que impedem, por exemplo, a descida dos estudantes pela Rua dos Clérigos, o desfile com todas as cores do ensino superior da cidade, vai percorrer um trajeto de cerca de 750 metros.

O alinhamento dos carros será feito na Rua de Camões, próximo ao Hospital de Santa Maria, e os estudantes concentram-se na Praça da República, juntando-se ao cortejo através da Rua de João das Regras (paralela à Rua de Gonçalo Cristóvão).

O cortejo descerá a Rua de Camões para a tradicional tribuna que volta a estar situada na Praça do General Humberto Delgado, em frente ao edifício da Câmara do Porto. Findo o cortejo, os carros dos diferentes cursos serão encaminhados para o Palácio de Cristal, através do túnel de Ceuta.

São esperadas cerca de 400 mil pessoas na cidade invicta para assistirem ao tradicional cortejo estudantil.