Rádio Metropolitana Porto alarga a escuta  em DAB (Digital Audio Broadcasting)

Rádio Metropolitana Porto alarga a escuta em DAB (Digital Audio Broadcasting)

01/04/2021 0 Por admin
Partilhar:

A partir de hoje, as emissões da Rádio Metropolitana Porto serão escutadas também em sistema DAB (Digital Audio Broadcasting), que será dividida em duas fases.

A radiodifusão sonora digital ou DAB (Digital Audio Broadcasting) é uma norma de rádio digital desenvolvida pelo projeto europeu Eureka 147 que oferece um conjunto de vantagens relativamente às actuais transmissões analógicas com melhor qualidade de recepção e uma qualidade de som comparável ao CD e vem substituir, de acordo com a norma europeia, as tradicionais frequências de rádio em FM (Frequência Modelada).

Esta tecnologia esteve implementada em Portugal durante ao longo de 13 anos de vida e volta agora a ser aplicada, devido ao cumprimento governamental desta determinação implementada por Bruxelas.

O Reino Unido foi o primeiro a implementar esta tecnologia com um grande número de estações difusoras.

Em 2006, 500 milhões de pessoas por todo mundo estavam abrangidas pelas emissões DAB, difundidas por cerca de 1 000 emissoras. A Noruega desligou as sua frequências de rádio em FM no ano 2017.

Nesta primeira fase, a Rádio Metropolitana Porto irá operar através de uma linha X.21 e emitirá no bloco 12B da faixa VHF (frequência central: 225,648 MHz), em 128 kbps. A segunda fase do processo está prevista a 1 de outubro, que passará a emitir em 192 kbps.