Reaberto o controlo de fronteiras a partir deste sábado
Reaberto o controlo de fronteiras a partir deste sábado

Reaberto o controlo de fronteiras a partir deste sábado

Partilhar:

O controlo documental nas fronteiras entrou em vigor, este sábado, devido à Jornada Mundial da Juventude que arranca no dia 1 de agosto. As fronteiras terrestres de Tui, Vilar Formoso, Caia e Castro Marim são aquelas onde a fiscalização vai ser mais apertada.

Entrou em vigor, este sábado, o controlo documental nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres no âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A monitorização vai ser feita de forma seletiva e direcionado com base em informações e análise de risco.

A reposição de controlos documentais nas fronteiras permanecerá ativa até à meia-noite de 7 de agosto e acontece “a título excecional de forma a acautelar eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna”, segundo uma resolução do Governo.

O controlo de fronteiras estará a cargo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), com a assistência da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR), além da eventual colaboração de autoridades de outros países.

Numa resposta enviada à Lusa, o SEF vai utilizar no controlo de fronteiras, em complemento aos equipamentos existentes, o sistema ‘SEFMobile’, que permite efetuar “controlos de fronteira e ações de fiscalização de uma forma móvel, eficiente, rápida e segura”, tendo distribuído estes dispositivos também ao efetivo da GNR que, em colaboração com o SEF estará nas fronteiras terrestres.

No início do mês, a Confederação das Forças de Segurança anunciou uma greve para os dias 24, 25 e 26 deste mês, e uma manifestação no dia 2 de agosto, quando o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, receber o Papa Francisco.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, garantiu, no entanto, que não haverá risco de segurança para o país, devido às greves e manifestações das forças de segurança agendadas para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *