Realizador português condecorado no festival de Cannes
Realizador português condecorado no festival de Cannes

Realizador português condecorado no festival de Cannes

Partilhar:

Texto escrito por Tiago Vasques Ribeiro

Após a sua estreia mundial, “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez, foi galardoado, esta terça-feira (24 de maio), com o Prémio do Júri da Semaine de la Critique para melhor curta-metragem em competição no festival de Cannes.

A curta-metragem do jovem cineasta português João Gonzalez era uma das dez curtas-metragens selecionadas para a competição da célebre secção do Festival de Cannes. “Ice Merchants” é um filme de animação que explora a relação entre um pai e um filho, através de um estilo singular, que tornaram o seu realizador um dos mais conceituados da animação mundial.

Depois dos premiados “Nestor” e “The Voyager”, “Ice Merchants” é o terceiro filme de João Gonzalez e o primeiro como realizador profissional, contando com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual. Gonzalez foi também instrumentista e compositor da banda sonora do filme, contando com Nuno Lobo na orquestração. A sonoplastia é de Ed Trousseau, com gravação e mistura por Ricardo Real e Joana Rodrigues. O filme foi produzido por Bruno Caetano, em co-produção com Michaël Proença, em França, e com o Royal College of Art, no Reino Unido.

Esta conquista trata-se da primeira vez na história da Semaine que um filme de animação vence o prémio Leitz Cine Discovery Prize desta secção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.